fbpx
Guia Mundo Moderno
cosplay

Moda Cosplay – de hobby a negócio

A paixão pela arte que nasceu nos mangás e animes, mas que também engloba HQs e desenhos ocidentais,  ganhou as ruas, como se os próprios personagens ganhassem vida. Como uma brincadeira, surgiu um hobby que se tornou uma forte tendência de moda, inicialmente no Japão, mas já ganhando o mundo e também o Brasil: a moda cosplay.

Perucas, vestidos feitos sob medida e maquiagens exuberantes e  detalhistas marcam esse estilo. A cultura geral e a pesquisa sobre obras de sucesso são fortes aliados de quem se introduz no universo cosplay. O investimento dos fãs é certeiro e o lucro certo para quem decide empreender na exploração do nicho.

O que começou como uma expressão cultural tornou-se um compromisso levado a sério para fãs de animes, mangás e também quadrinhos ocidentais, como Marvel, Disney e DC. A galera leva a sério a dedicação ao tema, com concursos de Cosplay e fabricação customizada das fantasias.

Então se há público, há mercado para se investir, certo?

Para empreender, seja um otaku, um nerd ou pelo menos um geek

Não tente pescar em águas desconhecidas. O universo cosplay é enorme e demanda um bom conhecimento cultural, não só dos principais personagens e sucessos no mercado do entretenimento, como até mesmo conhecimentos gerais, geografia, RPG, arte, design, tradições culturais e fatores influenciadores do nicho.

Otaku é um termo japonês para fã fiel, aquele que é membro de clubes, acompanha todas as temporadas, lê os spoilers e até cria suas próprias teorias sobre histórias e personagens. Otakus brasileiros, por exemplo, se dedicam até a aprender japonês – decorando letras e diálogos de capítulos épicos de seus personagens favoritos.

Quem quer empreender na área deve ser um pouco otaku, estudar mesmo sobre alguns animes, mangás ou mesmo quadrinhos ocidentais dos mais vendidos.

O cosplay atual não fica restrito apenas a cultura japonesa. Por isso, ainda que não seja um otaku, o empresário interessado na área deve se assumir, pelo menos, um nerd ou geek.

O nerd é apontado como o estudioso da turma, mesmo que não seja de fato, um craque da matemática com notas certinhas, ainda assim é alguém que os outros vêem sempre enfiado nos livros  e orgulhoso do seu conhecimento, não se intimida em lhe contar tudo sobre dragões ou o que você não sabe sobre robôs.

Já o geek é uma evolução do nerd sem o compromisso do otaku, mas com o olhar atento as tendências. O geek é aquele que se dedica a comprar tudo que está na moda, mesmo que seja algo nostálgico, como a estampa um jogo de videogame anos 80. O geek enxerga o que vai bombar e se dedica aquilo como um antenado de moda.

Onde encontrar

No Brasil e no mundo se popularizam nas feiras de comics, séries e animações, como a CCXP, realizada em São Paulo todo ano, e a SDCC, realizada em San Diego. Outros eventos muito comuns de se encontrar são feiras específicas de mangás e animes, como Anime Friends.

Nesse eventos, além da presença do grande público fantasiado, ainda é costume existirem concursos premiados de melhores cosplay. É possivel também se vender as fantasias nos espaços alugados para feiras de produtos e lojas para o público frequentador.

Oportunidade para costureiras e costumizadores

No Brasil, o nicho de fantasias costuma movimentar os ateliês das costureiras em época de carnaval ou Halloween. Mas com a tendência cosplay aumentando no mercado é uma ótima oportunidade para estilistas e modelistas criarem peças exclusivas.

É bom estar antenado nos personagens que estão mais em evidência na mídia, e apostar em grandes clássicos também, como personagens de Star Wars e Star Trek – sempre procurados.

Perucas coloridas, apliques e acessórios também são produtos bastante buscados para compor as fantasias. Muitos deles são feitos à mão ou sob encomenda apenas para o cliente que encomenda, pois não encontra para comprar.

Um universo de possibilidades

Acima de tudo, mantenha de fora os preconceitos que te rodeiam sobre estilo de vida. O universo cosplay é um ótimo lugar para se fazer amizades, pois pessoas de diferentes origens se juntam em torno de um interesse comum. Laços são criados e nada melhor que criar um point, que é o seu negócio, para reunir a todos numa grande rede social. Nutre-se potenciais consumidores cosplay com amizades formadas entre eles. E a amizade forma a melhor propaganda natural, o melhor lead: o boca a boca. Inserido plenamente nesse universo, você se torna parte dele, um aliado a quem os cosplayers podem confiar e recorrer quando precisarem. Abrace o universo cosplay. Torne a fantasia uma opção real e empreenda satisfazendo sonhos de seus clientes.

 

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais