Guia Mundo Moderno

Detetives do Prédio Azul 4: O Fantástico Reino de Ondion, vai divertir os fãs mirins

A popular franquia brasileira baseada na série do Gloob retorna com Detetives do Prédio Azul 4: O Fantástico Reino de Ondion, marcando o primeiro longa-metragem estrelado exclusivamente pela mais nova geração de detetives: Mel, Zeca e Max. A produção eleva o padrão de magia e aventura do universo D.P.A., utilizando a moderna tecnologia de filmagem em LED e produção virtual, a mesma tecnologia empregada em grandes produções internacionais, para dar vida ao espetacular e inédito Reino de Ondion. Além de trazer à tona a temática da união e amizade, o longa celebra a história da série com o retorno de figuras muito estimadas pelo público, como Berenice, Brisa e a icônica Dona Leocádia, que se juntam aos protagonistas para uma jornada épica que promete encantar a audiência.

Sinopse

O quarto filme da franquia D.P.A. leva a nova geração de detetives, Mel (Emilly Puppim), Zeca (Stéfano Agostini) e Max (Samuel Minervino), para uma aventura mágica no Fantástico Reino de Ondion, após Max desaparecer e ser levado para lá pelo vilão Juks (Enzo Campeão), através de um portal aberto no Prédio Azul. Ao chegarem a Ondion, um mundo encantado com pedras falantes e comidas mágicas, Mel e Zeca precisam decifrar enigmas perigosos para encontrar o amigo, enquanto enfrentam Juks e o bruxo Rumorum (Gabriel Braga Nunes), que planejam roubar o poderoso Cetro Onírion para dominar o reino. A missão de resgate se transforma, então, em uma corrida para salvar todo o reino de um grande mal, contando com a ajuda de personagens icônicos do Prédio Azul.

Um filme infantil que possivelmente não tocará nos adultos

Detetives do Prédio Azul é uma série bem longeva, criada em 2012 e já está em sua 20ª temporada. Este longa é apresentado pela primeira vez pela nova geração de detetives (no caso, a terceira turma). Ela me lembra demais produções infantis como Caça Talentos (1997) e Bambuluá (2000). Obras bem divertidas para esse público. Dito isso, sinto que cresci e adquiri uma certa amargura no coração. Entendo que a obra possa vir a divertir as crianças, mas em nenhum momento ela me cativou. Não consegui me desprender e julguei o todo como algo muito simplório que, de certa forma, sei que não é para mim. Meu julgamento acabou sendo mais severo do que poderia imaginar.

Magia e o legado D.P.A.

Mesmo mantendo essa opinião, ainda consigo ver aspectos que os fãs poderão amar nesta nova aventura. O equilíbrio entre a magia e o legado D.P.A. está bem assegurado. A escolha por trazer personagens clássicos da série o torna um pouco mais épico para os fãs de carteirinha. Sei que alguns destes personagens só estão ali para agradar a alguns, mas de certa forma, todos eles ganham uma pequena função para vencer o mal. O mundo mágico de Ondion é explorado com diversas maluquices e cheio de personagens excêntricos que vão atrapalhar e ajudar nossos queridos protagonistas. No geral, acredito que vá agradar demais quem acompanha a série até hoje.

Valores e mensagens para o público infantil

Em todo momento tive que ficar me lembrando que o filme era feito para o público infantil. Com isso em mente, é possível enxergar algumas mensagens positivas para seu público-alvo. O tema de união e a importância de estar junto é um dos pontos centrais, seja por elos de amizade ou familiar. O grande problema é que tudo é muito descomplicado e sem possuir um peso de complexidade a se pensar sobre. Esses detalhes ajudam a história a ser superficial e muito infantilizada. A resolução dos problemas e enigmas era tão fácil e, algumas vezes, desnecessária que não pude deixar de chiar silenciosamente.

Conclusão

Detetives do Prédio Azul 4: O Fantástico Reino de Ondion possui um escopo maior que a série e deve agradar aos fãs assíduos, tanto os novos quanto os que cresceram assistindo. Para os demais, é possível que o resultado não seja tão aprazível assim. A fragilidade do roteiro e as resoluções fáceis podem afastar o público que busca por algo mais conciso. Algumas atuações e a direção também deixam um pouco a desejar. Contudo, o filme não foi feito para mim, e os valores e mensagens de união e trabalho em equipe estão bem presentes na aventura. É indicadíssimo para as crianças.

Detetives do Prédio Azul 4: O Fantástico Reino de Ondion estreia em 04 de dezembro nos cinemas.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais