Guia Mundo Moderno

Karatê Kid: Lendas é um novo início para a franquia

Serei honesto ao dizer que não queria mais um filme da franquia Karatê Kid. Os que já tivemos foram bons, e a série Cobra Kai supriu muito bem a falta durante o hiato sem produções cinematográficas. Mas essa nova aventura tem algo que chama a atenção: ela traz Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e o Sr. Han (Jackie Chan) de volta, e agora trabalhando juntos. Com isso, ganharam minha atenção. Posso adiantar que Karatê Kid: Lendas é um misto de sequência com um reboot que vai agradar tanto aos fãs de longa data quanto aos da nova geração.

Sinopse

Após perder o irmão em um trágico acidente, o jovem e talentoso lutador de kung fu Li Fong (Ben Wang) se muda de Pequim para Nova York, onde enfrenta o desafio de se adaptar a uma nova cultura e lidar com a dor da perda. Ao se envolver no mundo competitivo do karatê, Li precisa da ajuda de seu professor, o Sr. Han (Jackie Chan), que, por sua vez, busca o apoio de um velho amigo, Daniel LaRusso (Ralph Macchio). Unidos pela paixão pelas artes marciais e pela necessidade de superar seus próprios demônios, Han e LaRusso unem seus conhecimentos e estilos distintos para guiar Li em uma jornada de autodescoberta, resiliência e a verdadeira essência do karatê.

Mudanças no lore da franquia

Agora temos um novo protagonista. Ele luta kung fu, mas precisará aprender karatê para participar de um torneio que o ajudará a seguir sua vida, ao mesmo tempo em que precisa ganhar para ajudar um amigo próximo. Essa união entre as duas artes marciais é um grande marco dessa narrativa. Com isso, criou-se um novo lore para a história. No início, o Sr. Miyagi conta uma história de como o estilo de seu karatê foi criado. Descobrimos que há kung fu em sua arte e daí nasce a frase-slogan desse filme: “dois galhos, uma árvore”. Tudo isso é uma referência sobre as duas artes marciais fundidas em um estilo que será aprendido pelo novo jovem protagonista.

Uma nova trama bem envolvente

O que vemos de desenvolvimento pode parecer um pouco repetitivo e esperado por alguns, mas a narrativa é bastante envolvente. Os jovens atores são muito bons, e quando as lendas do título chegam, tudo fica ainda melhor. A direção de Jonathan Entwistle (The End Of The F*ing World e I Am Not Okay With This) é muito boa, e ele sabe dirigir jovens como ninguém. Ele parece entender bem esse mundo, e tudo parece muito confortável nesse quesito. O roteiro nos abraça com muitas referências do passado sem cair na pura nostalgia. O drama é dosado na medida certa, junto com as cenas de luta, que são muito bem coreografadas e filmadas.

Um bom novo protagonista

Ben Wang (Meninas Malvadas de 2024), nosso novo protagonista, convence demais. Ele não só parece lutar muito bem como sua interpretação é ótima. Um rapaz ingênuo, bom e que carrega uma tragédia nas costas sem parecer forçado ou exagerado. Ele foi escolhido entre 10 mil jovens praticantes de artes marciais que se inscreveram para o papel. Ralph Macchio (Meu Primo Vinny) e Jackie Chan (A Hora do Rush) não chegam a brilhar como antes, mas possuem seus bons momentos como tutores ao lado do jovem. Os dois foram valorizados pela boa edição e pela direção, que transforma as lutas em algo bem dinâmico e orgânico.

Conclusão

Eu fui contra, mas ao assistir, fica impossível dizer que eu estava certo. Karatê Kid: Lendas chegou para ressuscitar a franquia nos cinemas, e espero desde já que faça sucesso, pois gostei bastante. Todos foram respeitados nessa nova produção, tanto os personagens quanto o público. Acredito que todos que forem assisti-lo irão gostar, para dizer o mínimo. Realmente não chega a ser a melhor coisa que você verá este ano, mas a diversão é garantida. Para os fãs de Cobra Kai, uma surpresa é esperada para os seus momentos finais. Impossível não dar um sorriso.

Karatê Kid: Lendas estreia nos cinemas em 08 de maio.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais