Guia Mundo Moderno

Uma Batalha Após a Outra, chega como candidato a melhor do ano

Uma Batalha Após a Outra é um filme de ação e comédia dirigido e roteirizado pelo aclamado Paul Thomas Anderson (Sangue Negro e Boogie Nights – Prazer Sem Limites). A produção, com um orçamento de 130 milhões de dólares, já está sendo ovacionada pela crítica especializada, e eu reforço esse coro, pois me deixou completamente imerso e cativado pela história, mesmo com seus 161 minutos (2h41) de duração. A obra marca a primeira parceria entre o diretor e o ator Leonardo DiCaprio, já que este último precisou recusar um papel em Boogie Nights por estar nas filmagens de Titanic. Posso afirmar também que esta é uma experiência cinematográfica ímpar, unindo uma direção esmerada e a atuação brilhante de um elenco estelar.

Sinopse

A trama segue Bob Ferguson (Leonardo DiCaprio), um ex-revolucionário que deixou seu passado perigoso para trás para se dedicar à família. No entanto, sua vida pacata é virada de cabeça para baixo quando um antigo antagonista retorna e sequestra sua filha. Agora, Bob é forçado a rememorar seu passado junto com alguns antigos e novos aliados, e mergulhar em uma corrida implacável contra o tempo, onde eles precisarão usar todas as suas habilidades para resgatá-la e enfrentar as consequências de suas escolhas pretéritas.

A direção primorosa de Paul Thomas Anderson

Preciso começar comentando sobre a direção de Paul Thomas Anderson, que é simplesmente primorosa. Olhando para trás em sua carreira, percebo que ele nunca errou, ou errou muito pouco. Até posso não ser o maior fã de todos os seus longas-metragens, mas é inegável dizer que ele domina o que faz. A forma como ele filma a ação é impressionante. As perseguições de carro nos transportam inteiramente para dentro da cena com os personagens, e ele ainda consegue inserir um suspense utilizando a geografia do relevo a seu favor. Seu clímax é construído por quem realmente entende do assunto e nos oferece um desfecho catártico altamente satisfatório.

Sátira política

Não creio que a ação seja o fator principal de Uma Batalha Após a Outra. Também temos uma sátira política contundente que precisa ser muito bem destacada neste texto. O ritmo frenético em que o longa-metragem se desenvolve faz com que ele seja mais do que um filme de ação. Ele utiliza o gênero para criticar a polarização e o extremismo da sociedade contemporânea. O humor ácido e absurdo se equilibra com o drama pessoal do protagonista, criando uma trama que é ao mesmo tempo explosiva e reflexiva. O diretor concebe situações cheias de adrenalina e, logo depois, nos entrega um diálogo sutil que questiona a própria ideia de revolução e seus custos humanos.

Leonardo DiCaprio e todo o elenco

Falar de Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street) é quase como chover no molhado. Mais uma vez, ele está incrível e nos proporciona mais uma interpretação que ficará na história. Ele está longe de ser um herói clássico. Seu personagem reflete a melancolia de um ex-revolucionário desiludido e exibe a fúria de um pai que fará de tudo por sua filha. Por muitos momentos, parece que ele não sabe o que está fazendo, e realmente não sabe, mas ele vai se empenhar ao máximo para resgatar sua filha. O elenco de apoio também é sensacional e vemos performances já memoráveis de nomes como Benicio Del Toro (Sicario: Terra de Ninguém), Chase Infinity (Acima de Qualquer Suspeita), Teyana Taylor (Um Príncipe em Nova York 2) e, principalmente, Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos). Todos impulsionam a narrativa e nos oferecem atuações incríveis.

Conclusão

Uma Batalha Após a Outra é um excelente filme que já desponta como forte concorrente às futuras premiações. A ação é pontual e, embora eu tenha comentado bastante sobre ela, está longe de ser o foco principal desta história. Suas ótimas cenas de estilo não definem sua verdadeira essência. O humor satírico fará o público dar boas risadas, e o cinismo de extremistas fará rir de nervoso, podendo até assustar com o quão absurdas algumas situações podem se tornar. Como seu único ponto fraco, posso dizer que seu último ato acaba sendo muito extenso, e a sensação de que nunca terminaria me alcançou. Mesmo assim, é algo que vale a pena. Mais um ótimo filme de Paul Thomas Anderson. Brilhante.

Uma Batalha Após a Outra estreia nos cinemas em 25 de setembro.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais