fbpx
Guia Mundo Moderno
povos indígenas

Confira 5 Produções sobre povos indígenas

No dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas, data que é dedicada à celebração e reconhecimento das diversas culturas, tradições e contribuições dos povos indígenas ao redor do mundo. Aqui no Brasil, temos diversas produções que abordam a temática, mostrando a todos as nossas tribos, para que possamos conhecer melhor estes membros que são tão importantes para a cultura brasileira.

Neste sentido, confira a seguir uma seleção com 5 produções que você pode conferir sobre os povos indígenas.

 

Piripkura (2017)

A princípio destacamos este documentário de 2017 que conquistou o prêmio de Melhor Longa-Metragem Documentário no Festival do Rio. A produção traz a história de dois índios da tribo Piripkura: Packyî e Tamandua. Mariana Oliva, Bruno Jorge e Renata Terra são os responsáveis pela direção deste documentário.

O documentário está disponível no Amazon Prime Video.

Sinopse: Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha. Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.

 

povos indígenas
Piripkura (Divulgação/Zeza Filmes)

 

 

A Última Floresta (2021)

Em seguida, outro documentários nesta lista de produções sobre povos indígenas é este lançado em 2021. A produção é baseada no livro A Queda do Céu – Palavras de um Xamã Yanomami, escrito por Bruce Albert. Luiz Bolognesi é quem dirige esta produção que conta com a tribo Yanomami.

O documentário está disponível na Netflix.

Sinopse: Documentário e ficção se entrelaçam neste filme que retrata o cotidiano da tribo indígena Yanomami e a luta de seus integrantes para preservá-la.

 

A Última Floresta (Divulgação/Gullane Filmes)

 

 

 

As Hiper Mulheres (2011)

Assim como os anteriores, este é um documentário que aborda a temática dos povos indígenas. Neste caso, foca nas mulheres que fazem parte do Alto Xingu e que fazem um ritual feminino para atender o pedido de um senhor que quer realizar o sonho de sua esposa antes de ela falecer. Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro são os responsáveis pela direção.

O documentário está disponível no Looke.

Sinopse: Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

 

povos indígenas
As Hiper Mulheres (Divulgação/Vitrine Filmes)

 

 

Nheengatu (2020)

José Barahona é o responsável por dirigir este documentário importante sobre a história dos povos indígenas. A produção conta com participações em festivais importantes, como por exemplo o 23º Festival de Cinema Brasileiro de Paris e Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de la Habana. O nome do documentário é o mesmo nome da língua falada em comunidades indígenas lá da Amazônia.

O documentário está disponível no Looke.

Sinopse: Ao longo de uma viagem no alto Rio Negro, na Amazônia profunda, o diretor busca uma língua imposta aos índios pelos antigos colonizadores. Através desta língua misturada, o Nheengatu, e dividindo a filmagem com a população local, o filme se constrói no encontro de dois mundos.

 

Nheengatu (Divulgação/Pandora Filmes)

 

 

 

Ex-Pajé (2018)

Enfim, encerramos a lista com este documentário que fala sobre Perpera Suruí, que era um homem poderoso em sua tribo, mas sua vida mudou após seu primeiro contato com o homem branco. Após ser constrangido, ele precisou renunciar os seus poderes como Pajé. Luiz Bolognesi é o responsável pela direção.

O documentário está disponível na Netflix.

Sinopse: Documentário e ficção se confundem neste retrato de Perpera Suruí, um ex-xamã que foi obrigado a renunciar aos seus poderes quando seu povo foi evangelizado no Brasil.

 

povos indígenas
Ex-Pajé (Divulgação/Gullane)

 

O que você achou da lista? Deixe seu comentário!

 

 

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais