fbpx
Guia Mundo Moderno
guia cervejas

Editora lança Guia da Sommelieria de Cervejas em colaboração com principais nomes da área

No dia 29 de agosto, Dia do Sommelier, foi lançado o Guia da Sommelieria de Cervejas pela Editora Krater, empresa especializada em livros sobre cerveja em português.
O manual prático será complementar na formação técnica dos sommeliers e sommelières de cervejas, ofício que em março deste ano foi reconhecido pelo governo como profissão e passará a fazer parte da Classificação Brasileiras de Ocupações (CBO) a partir de 2022.
O Brasil, hoje, é o país que mais forma sommeliers de cervejas no mundo anualmente. Cada vez mais profissionais ocupam posições em bares, lojas especializadas, distribuidoras, importadoras e cervejarias.
Entre os sócios da Editora Krater, Diego Masiero e Pedro Paranhos, há expectativa de que o Guia exerça enorme importância e se torne uma referência para a profissão e para a educação cervejeira do país.

“Queremos fazer parte de uma evolução constante do mercado, contribuindo para que ele tenha a qualidade e o reconhecimento que merece”, pontua Diego.

O Guia da Sommelieria de Cervejas é uma obra coletiva assinada por 28 profissionais do Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra, especializados em diversas áreas – da produção à gestão de carreira -, e foi organizado por Bia Amorim, sommelière de cervejas desde 2010. O escritor inglês Martyn Cornell, um dos maiores especialistas do mundo no assunto, escreveu a seção dedicada à Escola Britânica.

Bia acompanhou a evolução da profissão no Brasil desde o seu início. “Hoje temos milhares de sommeliers de cerveja formados no Brasil, e várias instituições de ensino oferecendo cursos de alto nível. Os sommeliers brasileiros, inclusive, disputam e se destacam em competições internacionais. Mas sempre senti falta de referências bibliográficas em português que discutissem os temas relacionados a essa profissão”, ressalta.

Financiamento Coletivo

O projeto será viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, conhecida como crowdfunding, que será disponibilizada na plataforma Catarse (https://www.catarse.me) e contará com contribuições daqueles que se interessarem pelo projeto. O crowdfunding é um modelo de financiamento cada vez mais popular entre pequenas empresas, especialmente editoras independentes como a Krater, e ajudou muitas marcas a se manterem durante a pandemia.

Aulas ao vivo com alguns dos autores do livro, além de um workshop sensorial conduzido por Bia Amorim serão algumas das recompensas que estarão disponíveis para aqueles que apoiarem o projeto no Catarse. A campanha foi lançada no Dia do Sommelier, celebrado no dia 29 de agosto, e vai até o dia 10 de outubro.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais