Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado é um clássico slasher dos anos 90. Pode não ter sido tão maravilhosa quanto outras franquias, mas teve o seu charme e o seu lugar na galeria das mais marcantes. Essa nova produção é uma mistura de reboot com sequência. Novos personagens e nova trama são adicionados ao mesmo tempo em que personagens clássicos voltam, como Julie James (Jennifer Love Hewitt) e Ray Bronson (Freddie Prinze Jr.), sobreviventes do longa original de 1997. O novo longa é dirigido por Jennifer Kaytin Robinson (Justiceiras), que também co-escreveu o roteiro. Ela prometeu que esse novo longa seria mais divertido e com mortes mais brutais. Porém, isso não se concretizou exatamente como deveria.
Sinopse
Um grupo de jovens amigos se vê assombrado por um segredo terrível: o fato de estarem envolvidos em um acidente de carro fatal que eles juraram esconder. Um ano depois, a verdade começa a vir à tona de forma brutal quando um misterioso assassino, empunhando um gancho, os persegue um por um, deixando a sinistra mensagem “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”. Para desvendar o mistério e sobreviver, os novos protagonistas precisarão da ajuda inesperada de Julie James (Jennifer Love Hewitt) e Ray Bronson (Freddie Prinze Jr.), os sobreviventes lendários de um massacre semelhante ocorrido décadas antes, em uma corrida desesperada contra o tempo para escapar de um passado que se recusa a ser enterrado.
Emulação do original com toques diferentes
Gostei do filme até um certo momento. Gosto da emulação de algo muito parecido com o que acontece no original, mas que aqui toma alguns rumos diferentes. Quando pensamos que o acidente fatal do início seria igual, somos pegos de surpresa quando ocorre outra coisa. A dinâmica muda um pouco, mas o mesmo pacto é feito aqui. Ninguém vai falar nada e todos vão fingir que isso nunca aconteceu. Um ano se passa, as coisas estão um pouco diferentes no status de cada um dos protagonistas, até que recebem o famoso bilhete avisando que alguém sabe o que fizeram no verão passado. Até aqui, estava tudo bem, até não estar mais.
Reviravoltas pífias
O filme levanta alguns pontos que não são nem um pouco desenvolvidos. Personagens morrem e não nos importamos muito, e olha que teve tempo hábil para desenvolvê-los. A revelação final se torna quase impossível, quando você começa a juntar com coisas acontecidas durante a projeção. Temos uma reviravolta e depois a famosa reviravolta da reviravolta. Sem falar que a motivação do assassino é pífia e não me convenceu nem um pouco. Tudo isso com um roteiro forçado, personagens beirando a idiotice e com uma destruição do que foi construído de lendário criado pela franquia. Sei que alguns acharão plausível, mas eu não gostei e não me convenceu.
Muitas incongruências de roteiro
Os personagens clássicos não mostraram a que vieram. Acharia mais honesto que não tivessem voltado. Poderiam ter esperado um pouco e terem mostrado eles de uma forma melhor e não forçada em futuras continuações (porque, sim, elas acontecerão). Deixar toda essa bagunça com os personagens novos já seria bom. A edição do longa também não o favorece. Em um momento um dos rapazes está na sauna junto com o assassino, que não faz nada, mas deixa um aviso no espelho de que ele é o próximo. A cena corta e isso é esquecido, até que depois de muitas coisas acontecerem, o rapaz está em casa tranquilamente, como se não tivesse recebido nenhuma ameaça e o caos chega. Um pouco malfeito. Isso foi só um exemplo. Poderia ficar o dia todo mostrando incongruências dessa produção.
Conclusão
Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado é uma boa diversão passageira, mas não pense, apenas curta e siga em frente. Acabei achando-o minimamente bom, mas quanto mais pensei sobre ele, mais raiva fui sentindo ao notar tantas falhas que poderiam ser sanadas com um esmero maior no roteiro. Temos uma cena pós-crédito que mostra que vem mais por aí. Agora a treta não será apenas com os novatos, mas também com os sobreviventes clássicos. Não to esperando nada, mas, lógico, verei também.
Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado está disponível nos cinemas.