Guia Mundo Moderno

Missão Pet, é uma boa animação para o público infantil

Missão Pet é uma animação francesa que estreou recentemente em nosso país. É dirigida pela dupla Benoît Daffis e Jean-Christian Tassy, mais conhecidos pelos departamentos de arte e montagem de outras animações, respectivamente. A produção ficou a cargo das produtoras TAT Productions e France 3 Cinéma, sendo que a primeira é reconhecida por outras animações de sucesso na França. A história pode ser descrita como uma aventura divertida, cheia de ação, amizade, humor e com uma pitada de crítica social. Eu mesmo fui vê-lo com um certo preconceito e o considerei bem decente.

Sinopse

Falcão é um guaxinim esperto com um passado de pequenos furtos. Durante o que deveria ser um golpe de rotina, ele acaba acidentalmente preso em um trem desgovernado. Para complicar, ele se encontra ao lado de um grupo de animais de estimação que nunca viveram fora de casa, incluindo o cão policial Rex. Juntos, essa dupla improvável e seus novos companheiros precisam unir forças para deter o plano de um vilão misterioso e impedir o trem de colidir. O filme, que mistura ação, comédia e aventura, promete ser uma jornada emocionante sobre amizade, trabalho em equipe e a importância de encontrar coragem, mesmo quando o plano original dá completamente errado.

Uma premissa simples e objetiva

Esta é uma animação voltada para o público infantil e, por isso, sua premissa simples favorece bastante. O título original é Pets On A Train (Animais em um Trem), o que resume bem a proposta. Trata-se justamente disso: 90% do longa se passa dentro de um trem desgovernado com animais de estimação tentando se salvar de uma possível tragédia. Temos todos os tipos de animais de estimação possíveis e vê-los superando as diferenças para se unirem em prol de um bem maior faz parte da narrativa. Ainda há espaço para a redenção do nosso herói, que começa como um ladrão e acaba como um salvador.

Personagens e humor

A grande diversão reside justamente na dinâmica de contraste dos personagens. Nosso protagonista é um guaxinim, figura central da aventura, que é um ladrão que comete furtos pequenos para ajudar os mais desamparados. Além disso, ele é astuto e autossuficiente. Podemos dizer que ele é um malandro que vive na rua, mas tem bom coração. Ele, junto com os animais de estimação que são completamente despreparados para as agruras do mundo, nos causa boas doses de humor. Essa diferença de mundos entre o esperto e os pets mimados nos proporciona grande parte da diversão.

Temas e mensagem

Mesmo com a trama sendo leve, o longa ainda consegue abordar temas universais e dar um toque de crítica social. A jornada de sobrevivência em grupo transforma a história em uma reflexão sobre amizade, trabalho em equipe e a importância de habilidades para a vida, mesmo para aqueles acostumados ao conforto. Ao colocar Falcão, um animal de rua, no papel de herói que salva pets domésticos, o filme sutilmente critica a bolha protetora em que alguns animais (e pessoas) vivem, valorizando a inteligência e a capacidade de adaptação. Em essência, a mensagem é clara: a coragem pode ser encontrada em qualquer lugar e a união supera as diferenças. A jornada de redenção do nosso herói também é um dos pontos a se pensar: até quem comete erros também tem sua chance de se redimir e fazer algo de bom.

Conclusão

Certamente, não sou o público-alvo de Missão Pet, mas ainda assim o filme conseguiu me entreter durante a projeção. A vista dele em família pode ser uma ótima opção para um fim de semana. A estrutura da história de trem desgovernado até pode ser um pouco batida e previsível, mas compensa com seu ritmo acelerado e com personagens carismáticos e engraçados. Posso afirmar que essa foi uma animação que chegou de surpresa no circuito, fazendo o básico e sendo minimamente satisfatória.

Missão Pet está disponível nos cinemas.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais