A pandemia acelerou algumas mudanças de hábitos dos consumidores e criou produtos, como carro por assinatura. Essa solução de mobilidade deve se manter no pós-pandemia, inclusive entre as pessoas que preferem o uso em detrimento da posse. São consumidores que dispensam as dores de cabeça de comprar um veículo, como custos com documentação, manutenção, desvalorização e venda posterior, e estão preferindo alugar carros.
Segundo levantamento feito pela Similarweb, plataforma de inteligência de mercado, houve um aumento de 500% na busca do termo carro por assinatura entre maio e junho. Após um longo período com regras rígidas de distanciamento social e a flexibilização em algumas cidades, o carro se tornou uma opção de transporte seguro no lugar de veículos compartilhados ou transporte público.
Outro dado interessante da pesquisa está relacionado ao perfil do público que está à procura de informações sobre carro por assinatura, a maioria ou 34,35% é de jovens com idade entre 25 e 34 anos, seguido por 24,65% na faixa dos 35 a 44 anos e 14,17%, entre 45 e 54 anos. Isso demonstra que apesar da preferência dos jovens, pessoas de outras faixas etárias também estão buscando por carro por assinatura.
“Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais solidez, os jovens estão analisando as despesas geradas por um carro e optando por um meio mais fácil, como o carro por assinatura. É fato que esta geração está muito mais preocupada em viver a experiência do que ter”, explica Rafael Consoni, gerente de vendas da Similarweb.
O consultor Guilherme Malfi, 35 anos, resolveu fechar o contrato de um carro por assinatura por praticidade e segurança. “Ao pagar uma mensalidade, passei a não ter mais dor de cabeça para controlar pagamentos de seguro, IPVA, manutenção ou resolver questões relacionadas a sinistros. Deixei de me preocupar com a desvalorização na hora de vender o carro e com os riscos que uma pessoa corre quando vai mostrar o veículo para algum comprador”.
Outra vantagem apontada por Malfi é o valor investido. Hoje ele circula em um carro que custa cerca de 200 mil reais e não precisou comprar para usar. “Se eu fosse comprar, investiria no máximo uns 120 mil, para manter meu fluxo de caixa”, complementa.
Uma das empresas que entendeu a demanda da sociedade foi a Localiza. A Companhia criou uma solução de mobilidade, o Localiza Meoo, como um novo jeito para o cliente ter um carro zero km, customizado, conectado, seguro e com inúmeros benefícios que ultrapassam o simples uso do automóvel, como um exclusivo clube de vantagens.
“Localiza Meoo é uma nova experiência em mobilidade. É uma solução completa, sem desembolso, que faz valer o tempo e o dinheiro do cliente, associada à qualidade da marca Localiza, alta tecnologia e acesso a uma oferta exclusiva de benefícios por meio de parceiros selecionados. Com uma crescente tendência de economia compartilhada, clubes de assinatura e economia de recorrência, buscamos mapear as principais necessidades dos clientes para oferecer uma jornada fluida, sem burocracia e que entrega uma experiência única”, explica João Andrade, diretor executivo da Localiza Gestão de Frotas.
Como funciona para alugar carros
O cliente deve entrar em contato com Localiza Meoo pelo site (https://meoo.localiza.com/), e-mail, WhatsApp ou telefone, selecionar o carro de sua preferência, a quilometragem e duração do contrato. Recebe, então, a proposta constando os serviços oferecidos, informações do carro e valores. Depois de aprovado o orçamento, o contrato é assinado digitalmente e a cobrança pode ser feita via cartão de crédito ou boleto. O atendimento é feito online e o cliente tem em suas mãos um aplicativo para acompanhar todo o processo, além de contar com uma consultoria permanente para a melhor experiência da solução. A partir do momento da contratação, ele já está apto a usufruir todas as vantagens do clube de benefícios do Localiza Meoo.