fbpx
Guia Mundo Moderno

Crítica: ‘Nosso Lar 2: Os Mensageiros’, novo filme baseado em obras de Chico Xavier

‘Nosso Lar 2: Os Mensageiros’ é a continuação do grande sucesso do cinema nacional lançado em 2010, ‘Nosso Lar’. Embora não seja uma continuação direta da história anterior, o nome foi usado novamente para que o público associasse uma obra a outra. Esse novo longa é baseado no livro ‘Vida no Mundo Espiritual’, escrito pelo espírito André Luiz e psicografado por Chico Xavier. André Luiz teria sido um médico em sua última encarnação e ajudou a passar seus conhecimentos após sua morte através de Chico Xavier, tendo usado esse nome como pseudônimo para evitar saberem sua real identidade. Acreditando ou não nisso, esse filme nos dá um vislumbre do que pode ser a vida após a morte valorizando muito o amor e a esperança.

Sinopse

André Luiz (Renato Priero) se junta a um grupo liderado por Ancieto (Edson Celulari) que possui a missão de ser mensageiros. Esse seleto grupo precisa cuidar de três espíritos que reencarnaram com uma missão de ligar o mundo espiritual com a Terra. O problema é que esses três espíritos reencarnados estão fadados a fracassar. Eles são os escolhidos, mas suas vidas terrenas fizeram com que se desvirtuassem de seu propósito original. Agora, os mensageiros liderados por Ancieto precisam ir para a Terra e ajudar os três escolhidos.

Contextualizando detalhes

Não sei se sou o mais indicado para escrever o texto desse filme por dois motivos: não assisti o primeiro longa e não entendo muito sobre espiritismo. Mesmo assim, pretendo dar o meu melhor aqui. Não ter assistido ao longa de 2010 me deixa sem entender alguns contextos. Provavelmente explica como funciona essa vida pós-morte de um jeito muito mais didático em que aqui tive apenas que pegar nuances e correr com elas de baixo do braço para entender e não ficar para trás. Nada que parecesse super confuso, mas a perda de tempo acontece de qualquer forma. O fato de não entender sobre espiritismo me faz ter muitas perguntas e um certo receio de falar o que não devo por simples ignorância sobre o assunto.

Deixar o mundo perfeito pelo imperfeito

Dito tudo isso, posso falar mais abertamente sobre ‘Nosso Lar 2…’. Esse é um mundo onde almas alcançaram um certo tipo de plenitude. O nível elevado de alguns deles nem permite que reencarnem de novo. Esse mundo perfeito sem defeitos e preenchido com muito amor e afeto é sem dúvidas enebriante e acolhedor. Esse cenário deixa a missão dos escolhidos muito mais difícil. Para que deixar esse plano espiritual para reencarnar nesse mundo novamente e ficar suscetível a mesquinharia e a avareza humana? Isso é interessante, pois os que reencarnam esquecem de suas vidas ali e é como se tivessem que passar por mais provações. E quando eles fazem coisas terríveis e praticamente perdem toda sua natureza benevolente anterior?

Mensagens entre linhas com algumas lições

É quando eles falham que os mensageiros entram em ação, como espíritos guias e anjos da guarda. A missão inicial nobre de querer ligar os dois mundos é muito interessante, mas o maior chamariz aqui é como salvar uma alma que era boa e acabou sendo condenada ao purgatório por fazer coisas ruins em vida. O chamado karma entra em ação e consegue juntar pessoas com débitos de vidas passadas e a falta de atenção nisso pode levar qualquer um a danação eterna. Uma das mensagens claras nesse longa é que não importa o mal que fez, ainda assim há chance para a redenção. O perdão é divino, mas nem sempre é tão fácil assim.

Conclusão

Resenhar sobre ‘Nosso Lar 2…’ não foi uma tarefa fácil. Ele fala sobre assuntos complicados e difíceis, mas o que ele mais tenta prezar é mostrar como o amor faz a diferença. O personagem de Edson Celulari pede para que ame tudo a qualquer momento, pois isso uma hora se tornará verdade. Uma bela frase que me tocou. Apesar de possuir muitos momentos bregas com seus efeitos especiais e um mundo aquém do nosso, o que vale no final é a mensagem. Ele possui o potencial para ser um grande sucesso nos cinemas.

‘Nosso Lar 2: Os Mensageiros’ estreia nos cinemas em 25 de janeiro.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais