Guia Mundo Moderno

Quando O Céu Se Engana, é uma boa comédia sobre a felicidade

Quando o Céu se Engana é uma recente comédia dirigida por Aziz Ansari, que também roteiriza e atua neste longa-metragem. Esta é a primeira vez do cineasta na direção de uma produção cinematográfica, e eu, como fã de Master Of None (série que ele criou), estava ansioso. O elenco conta com Keanu Reeves interpretando um anjo desajeitado chamado Gabriel, um papel que tem tudo a ver com o astro. Além dele, também temos atores do gabarito de Seth Rogen e Sandra Oh dando forma a esta trama fantástica. O título se destaca pela combinação de humor perspicaz com elementos surreais. Já adianto que achei toda a dinâmica da história bem divertida e com uma comicidade na medida, sem soar exagerada.

Sinopse

Arj (Aziz Ansari) é um trabalhador autônomo azarado, completamente frustrado com sua existência. No entanto, ele cruza o caminho do anjo Gabriel (Keanu Reeves), bem-intencionado, mas ineficiente. O ser celestial sai de sua diretriz e resolve guiá-lo em sua jornada. Consequentemente, após Arj manifestar o desejo de ter a vida de seu rico chefe, Gabriel desencadeia uma troca de corpos inesperada entre os dois. Assim, o assistente e o magnata se veem forçados a viver as rotinas opostas um do outro. Essa situação caótica os leva a confrontar verdades valiosas sobre contentamento e êxito.

Humor e a busca pela felicidade

O filme combina a fantasia com o gênero cômico, utilizando a troca de vidas como ponto de partida. Já vimos outras obras por aí com temáticas parecidas, mas esta aqui consegue ser original e não cair em clichês óbvios. O aspecto hilário surge do caos gerado pela intromissão indevida do anjo Gabriel. A natureza ineficiente deste ser celestial adiciona um toque surreal à narrativa. O enredo mergulha na busca pela satisfação pessoal do protagonista azarado, Arj. A princípio, esperamos que a troca de corpos o faça reconhecer a futilidade da riqueza. O que era para ser uma lição valiosa, acaba caindo por terra quando Arj se sente a pessoa mais feliz do mundo na nova rotina. É no decorrer da projeção que, aos poucos, ele vai aprendendo que o bem-estar não reside no sucesso material.

Crítica social sutil

Além da comédia de troca de corpos com suas reviravoltas, o longa-metragem incorpora um bom teor reflexivo à história. O roteiro estabelece um contraste gritante entre a vida precária de Arj, o trabalhador autônomo, e o luxo superficial de Jeff (Seth Rogen), o magnata da tecnologia. Esta dicotomia permite que a obra comente, de forma bem-humorada, sobre as disparidades de classe na sociedade moderna. No entanto, a ironia surge ao se constatar que, de fato, a maior parte das dificuldades práticas e estresses diários de Arj são resolvidas pela riqueza repentina. Aziz Ansari não romantiza a pobreza, mas usa a fantasia para fazer um retrato realista e didático sobre o capitalismo, a precariedade do trabalho e a ilusão de que esforço pessoal sempre compensa a falta de privilégios.

Estreia na direção e elenco carismático

Posso dizer que a estreia de Aziz Ansari na direção de um título é bem notável e competente. Ela é simples, mas consegue criar uma dinâmica perspicaz à narrativa cômica. Não inova, e mesmo com o básico, consegue criar uma boa história envolvente. A química entre os atores é evidente e ajuda demais na condução do projeto. Keanu Reeves, mesmo parecendo estar contido na atuação, possui um carisma tão grande que compensa qualquer coisa. Seth Rogen e o próprio Ansari também brilham em seus papéis centrais e nos fazem rir com o mínimo que lhes é dado. Dessa forma, a experiência cinematográfica é elevada pela combinação do olhar afiado do novo diretor com as atuações consistentes de um elenco carismático.

Conclusão

Quando o Céu se Engana é uma bela produção que vai divertir da forma mais casual possível. Mesmo com os evidentes clichês do estilo, ele consegue se sair muito bem. Além disso, ele ainda traz uma crítica social evidente sobre a nossa sociedade moderna e, mesmo que utópico, nos faz pensar sobre a discrepância entre classes, além de refutar falácias de milionários. O carisma do time de atores junto com a direção simples e competente de Aziz Ansari certamente é um dos pontos altos. O cineasta também demonstra equilíbrio entre humor inteligente e sensibilidade ao tratar da satisfação. Indicado para os fãs de uma boa comédia passageira.

Quando O Céu Se Engana estreia nos cinemas em 06 de novembro.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais