Quarteto Fantástico: Primeiros Passos é um dos filmes mais aguardados da Marvel em muito tempo. Ele marca a introdução desses personagens clássicos no Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Além disso, é a primeira produção da Fase Seis, marcando um importante momento para a franquia de heróis. A direção é de Matt Shakman (mais conhecido por séries como WandaVision e Game of Thrones) e, apesar de sua inexperiência com longas-metragens, mostrou-se uma ótima escolha. A trilha sonora é assinada por Michael Giacchino (Up – Altas Aventuras) e facilmente a coloco como uma das melhores da Marvel. Esse longa é tudo o que os fãs esperam ver há tempos: uma mistura de aventura, ficção científica e drama familiar na dose certa para os grandes fãs desses heróis.
Sinopse
A história mergulha diretamente na vida dos heróis quatro anos após o acidente cósmico que lhes concedeu poderes, apresentando-os já estabelecidos e lidando com as complexidades da fama e de suas habilidades. Com uma estética retro-futurista dos anos 60, a trama se aprofunda nos laços familiares de Reed Richards (Pedro Pascal), Sue Storm (Vanessa Kirby), Johnny Storm (Joseph Quinn) e Ben Grimm (Ebon Moss-Bachrach), enquanto eles enfrentam a iminente ameaça de Galactus (Ralph Ineson), o Devorador de Mundos, que se aproxima da Terra, com a chegada de Shalla-Bal (Julia Garner), a Surfista Prateada feminina, servindo como um presságio de destruição.
Não é uma história de origem
Os heróis do Quarteto Fantástico não chegam a ser uma unanimidade para os fãs de quadrinhos em geral e muito menos para aqueles que os conheceram apenas nos cinemas. Essa é a terceira versão que vemos nas telonas e já afirmo que de longe é a melhor. É mais inspiradora, não tem medo de parecer quadrinho e possui personagens pelos quais nos afeiçoamos desde o início. Considero um acerto não ter contado novamente suas origens. Um programa de TV no início da projeção resume os últimos quatro anos e já entendemos o quanto estão estabelecidos nesse mundo, que difere do que conhecemos. A energia retro-futurista inspirada nos anos 60 nos remete aos quadrinhos da época, trazendo uma nostalgia e amor a esses personagens que eu não sabia que tinha.
Elenco muito bem escolhido
O elenco foi muito bem escolhido e a dinâmica entre eles é excelente. Logo na primeira cena já nos apaixonamos por Reed e Sue Storm e o que vem adiante é tudo uma consequência desse momento. Todos têm seus destaques. Nenhum deles é o protagonista de fato, embora em um ou outro momento um deles se torne o destaque. Além dos heróis, os vilões também foram bem escolhidos. Nunca pensei que o Galactus ficaria tão bom em tela. A cena de perseguição da Surfista Prateada atrás da nave dos heróis, enquanto um momento dramático acontece dentro dessa mesma nave, já se configura como um dos melhores momentos da Marvel desde Vingadores: Ultimato (2019). Também afirmo que o clímax é um dos grandes momentos do cinema atual, pois junta drama, ação e ficção científica clássica que é emanada por esse grupo fantástico de heróis.
Primeiros passos
Nesse novo filme, temos uma importante adição de personagem que justifica o subtítulo Primeiros Passos. Ele pode se referir dubiamente às primeiras aventuras dos heróis no MCU, mas não é sobre isso. Pelo menos não foi o que me pareceu. Aqui, sabemos que Sue está grávida de seu primeiro filho, Franklin Richards, um dos personagens mais poderosos da Marvel. Ele se torna uma peça dramática que move a trama e serve como efeito dramático para situações éticas e morais que vão além do que podemos imaginar. A forma como a decisão de salvar bilhões de pessoas pode recair sobre os ombros de uma mera criança que não entende nada do mundo é um dos pontos altos. Esse é o toque de família que transforma essa obra em algo mais do que uma mera aventura. O amor de uma mãe por seu filho, e esse relacionamento, pode salvar o mundo de algo terrível.
Conclusão
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos é um belo filme de super-herói que não tem medo ou vergonha de sua origem. Parece uma aventura tirada diretamente dos quadrinhos e o que se vê na tela é um espetáculo visual ímpar. Essa é uma história separada do mundo que conhecemos, onde os super-heróis da Marvel atuam, mas o futuro promete reuni-los. Como é de praxe na Marvel, temos duas cenas pós-créditos. A primeira é uma alusão ao próximo filme dos Vingadores, que já nos gera algumas dúvidas; a segunda é apenas uma piada com um dos momentos citados no filme. Vejam no cinema e se deleitem com essa nova fase desses heróis tão queridos.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos estreia nos cinemas em 24 de julho.