fbpx
Guia Mundo Moderno

Resenha: Vida de Cão, documentário sobre cães de rua

Vida de Cão ou ‘Stray’ no original é um longa documental dirigido por Elizabeth Lo (Hotel 22) e que acompanha a vida de cães de rua no seu dia a dia. O filme, apesar de ser de origem norte-americana, é todo filmado em Instambul na Turquia. No último século, o país exterminou milhares de cachorros que viviam nas ruas e após muitos protestos da população foi criada uma lei que torna ilegal matar qualquer tipo de cachorro, inclusive com eutanásia. O que vemos nesse longa é justamente um símbolo de resistência a esse passado recente e cruel.

Sinopse: Filmado como uma carta de amor aos cães, o filme acompanha o cotidiano do trio canino Zeytin, Nazar e Kartal em busca de comida, abrigo e segurança. Em sua jornada, os animais embarcam em aventuras solitárias pela capital da Turquia e fazem amizades com os humanos que conhecem pelo caminho. A produção propõe uma viagem sensorial para novas maneiras de enxergar o próximo.”

Stray pode ser traduzido para o português como algo disperso ou vadio. Posso dizer que é um nome perfeito, pois os cachorros que acompanhamos aqui são justamente isso. Eles perambulam pela cidade quase que a esmo para procurar comida e um lugar para se abrigar. Os cachorros são tão fofos e expressivos que em determinados momentos eu esperei que eles fossem começar a falar como se fosse algum filme genérico sobre animais. A realidade deles apaga qualquer romantização que eu tivesse vindo a criar.

A situação real deles é triste e ficamos apreensivos por muitas vezes, ainda mais quando eles são atacados por uma matilha de cães ou quando eles se veem sozinhos mesmo no meio de várias pessoas trafegando pelo local. Um detalhe que julguei importante é o fato da câmera estar sempre na altura deles, como se fosse mais um cachorro no meio deles nos mostrando tudo pelo seu ponto de vista. Incrível também como esses caninos agiam naturalmente em sua presença.

Embora seja muito legal acompanhá-los, também se torna um pouco tedioso, pois o longa não tem diálogos e nenhum roteiro definido. Não existe um locutor em off, é somente eles mesmo e alguns humanos falando coisas aleatórias que não são importantes. Isso pode cansar e até mesmo dar sono para alguém mais disperso. O seu tempo de 1h 12m são perfeitos para o que se propõe. As únicas informações que nos são mostradas são por meio de textos inseridos entre cortes como frases de filósofos falando sobre cães e algumas informações para nos situar e nos inserir no momento certo do longa.

Posso dizer que Vida de Cão é uma obra obrigatória para os amantes de cachorros. Embora não seja memorável, é bem rica a experiência de viver como um cão de rua. Nunca paramos para pensar em como eles passam os seus dias sem um teto fixo e sem um responsável para cuidar deles e tratá-los de forma digna que todo ser vivo merece. A realidade é muito dura, mas acho que cada um pode fazer um pouco para ajudar quando possível. Talvez adotando um deles ou até mesmo fazendo caridade para as pessoas que tratam desses bichinhos com muito amor.

Vida de Cão estará disponível a partir do dia 20 de agosto para compra e aluguel nas plataformas Claro Now, Vivo Play, Sky Play, Google Play e YouTube Filme.

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais