fbpx
Guia Mundo Moderno
O Senhor dos Anéis

Conheça as locações que inspiraram ou onde filmaram O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis é uma das franquias mais conhecidas e bem-sucedidas do cinema mundial. A produção, é baseada nos livros de J. R. R. Tolkien e nos transporta para um mundo mágico repleto de seres magníficos. Amada pelos fãs, a franquia traz um universo lindo, que conta com vários locais imponentes, localizados na Nova Zelândia.

Neste sentido, confira abaixo uma lista com vários locais de filmagem utilizados para dar vida aos cenários dos filmes.

Matamata

Em primeiro lugar, o destaque fica para esta cidade localizada na região de Waikato, Nova Zelândia. O local ficou conhecido na franquia O Senhor dos Anéis como a casa dos Hobbits, também conhecida como Hobbiton, que está situado na fazenda “Alexander Farm”.

Matamata é uma locação que nos remete à natureza, com suas belas paisagens pitorescas. Vale a pena destacar que a princípio o set foi montado para as filmagens da franquia de filmes, sendo mais tarde remontado para a trilogia O Hobbit, que teve seu primeiro filme lançado no ano de 2012.

Para saber como conhecer o set de filmagens onde ficam os Hobbits, acesse o site Hobbiton.

O Senhor dos Anéis
Matamata (Divulgação/SuoViaggio e Hobbiton)

Mount Victoria

Com áreas arborizadas e trilhas, o Mount Victoria está localizado em Wellington, que é a capital da Nova Zelândia. Aliás, esta colina oferece uma vista panorâmica de Wellington, sendo também um local escolhido para produções cinematográficas.

Em O Senhor dos Anéis, esta área foi utilizada para criar as cenas das Florestas de Lothlórien e nas Terras Ermas. Inclusive, é possível ver Frodo e os amigos viajando para a Terra dos Elfos e até mesmo quando os hobbits se escondiam dos cavaleiros negros.

O endereço do local é Alexandra Lookout Rd, Wellington 6001 Nova Zelândia.

Mount Victoria (Divulgação/PIVOT PHOTOGRAPHY e Warner Bros.)

Parque Nacional Tongariro

Em seguida, este parque nacional é conhecido por abrigar os vulcões ativos Tongariro, Ngauruhoe e Ruapehu. Além disso, é o parque nacional mais antigo da Nova Zelândia. Sua atmosfera sombria proporcionou que este local fosse escolhido para momentos marcantes da franquia de filmes que é baseada nos livros de Tolkien.

Entre as cenas mais icônicas da produção, destaque para Mordor e a Montanha da Perdição, filmada com base visual no Monte Ngauruhoe. Nas trilhas e ao redor deste monte, foram filmadas as cenas da jornada épica dos personagens do filme para destruir o Um Anel.

Para mais informações, acesse o site do Departamento de Conservação.

O parque está localizado em Manawatu-Wanganui 4691, Nova Zelândia.

O Senhor dos Anéis
Parque Nacional Tongariro (Divulgação/lovetaupo.com e New Line Cinema)

 

 

 

Lake Wakatipu

Este lago que possui um formato que lembra um raio, está situado Glenorchy, na Nova Zelândia. Considerado o maior lago do país, ele tem ao seu redor algumas montanhas, como por exemplo The Remarkables, Cecil Peak e as Montanhas Eyre.

Nos filmes da franquia O Senhor dos Anéis, o local foi utilizado como a fortaleza de Saruman e seu exército de orcs durante a Guerra do Anel. Seu estilo pitoresco acaba se tornando essencial nesta escolha para utilizá-lo em uma produção tão importante e imponente como essa.

Lake Wakatipu (Divulgação/lakes380.com e New Line Cinema)

Mount Owen

Esta montanha localizada na Ilha Sul da Nova Zelândia se destaca por conta da sua altura de aproximadamente 2.937 metros, cerca de 9.636 pés acima do nível do mar. Ao redor da montanha, é possível praticar atividades ao ar livre, como caminhadas e alpinismo.

Sua aparição no filme foi quando houve a saída de Moria, quando Gandalf é arrastado para um poço sem fim. Os bosques e colinas por onde eles correm é justamente este Mount Owen. Vale a pena destacar que o acesso ao local é difícil, o que requer habilidades especiais e muito cuidado.

O Senhor dos Anéis
Mount Owen (Divulgação/tinytramper.com)

Rio Mangawhero

Localizado na Ilha Norte, fazendo parte do sistema hidrográfico de Tongariro, este rio possuí beleza estonteante, com características naturais de tirar o fôlego. Ele é parte importante do ecossistema local na Nova Zelândia, oferecendo ao público a chance de várias atividades ao redor.

Em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, o rio aparece como o Rio Anduin, um lugar importante que pertence à Terra Média. Em determinado momento, os personagens Frodo e Faramir acabam presenciando Gollum entrando neste lugar para pegar um peixe.

Rio Mangawhero (Divulgação/Jeff Hitchcock / Flickr e New Line Cinema)

Putangirua Pinnacles

Em seguida, destacamos esta formação geológica localizada no Parque Regional de Aorangi, região de Wellington. O lugar é conhecido pelas colunas de argila e arenito, que formam um cenário impressionante. O Acesso ao local é através de trilhas, que oferecem lindas vistas.

Na franquia de filmes, essa área foi utilizada com o intuito de representar os Portões de Mordor, onde Frodo e Sam começam sua jornada em direção a Mordor. Além disso, é o local onde Aragorn, Legolas e Gimli viajam pelos caminhos dos mortos.

O endereço é Wairarapa 5772, Nova Zelândia.

O Senhor dos Anéis
Putangirua Pinnacles (Divulgação/doc.govt.nz e Sally Thompson, Macs Adventure)

 

 

Monte Olympus

Outro local que foi utilizado durante as filmagens é o Monte Olympus, que fica localizado nas proximidades do Parque Nacional de Arthur’s Pass. Ao redor da região, é possível conferir paisagens alpinas incríveis, picos rochosos e campos de neve.

Sua participação na franquia ocorreu afinal, antes da Sociedade avistar os corvos crebain de Saruman enquanto buscavam o anel, eles estavam descansando neste local. Aliás, lá nas partes rochosas eles também se esconderam dos espiões.

Monte Olympus (Divulgação/helicoptersnelson.co.nz)

Mount Sunday

Este monte está localizado no Parque Regional de Hakatere, que fica na região de Canterbury, na Ilha Sul da Nova Zelândia. Ao chegar ao topo do monte, quem está por lá e presenteado com uma vista panorâmica de tirar o fôlego e que sem dúvidas é recompensador.

Na franquia O Senhor dos Anéis, este é outro local utilizado, que serviu como a cidade de Edoras, capital do reino de Rohan. Com construções que demoraram meses, ela traz o majestoso Salão Dourado que fica no topo das falésias, bem como as muralhas localizadas no sopé da montanha.

O Mount Sunday fica no Ashburton Lakes 7771, Nova Zelândia.

O Senhor dos Anéis
Mount Sunday (Divulgação/Phillip Capper, CC BY , flickr.com e New Line Cinema)

Kaitoke Regional Park

Localizado na Região de Wellington, na Nova Zelândia, este parque regional reserva a todos uma beleza natural, com direito a trilhas para fazer caminhadas, um rio que recebeu o nome do parque, áreas designadas para fazer piqueniques, para que os visitantes aproveitem a vista enquanto aproveitam de uma boa refeição.

Neste sentido, o local foi utilizado em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel para representar a cidade élfica de Valfenda, local onde Frodo se recuperou de uma facada. Para isso, uma grande estrutura foi montada na época, mas é claro, já foi retirada.

O endereço é Upper Hutt 5372, Nova Zelândia.

Kaitoke Regional Park (Divulgação/gw.govt.nz e New Line Cinema)

Fiordland National Park

Assim como o anterior, este é outro parque que entra para esta seleta lista. Localizado na Ilha Sul da Nova Zelândia, esta área protegida possui montanhas imponentes, lindas florestas, rica vida selvagem e paisagens excepcionais.

O Milford Sound, localizado no parque, é uma das atrações mais famosas do país. Além disso, um dos momentos que o parque foi utilizado durante a franquia O Senhor dos Anéis é quando a Floresta Snowdon foi retratada como a Floresta Fangorn.

O parque fica em Southland, Nova Zelândia.

Para mais informações, acesse o site.

O Senhor dos Anéis
Fiordland National Park (Divulgação/peakvisor.com e New Line Cinema)

 

 

Twizel

A cidade de Twizel está localizada na Ilha do Sul da Nova Zelândia, mais precisamente em Canterbury. Construída para ser uma cidade temporária, ou seja, foi criada para abrigar os trabalhadores que estavam construindo uma usina hidrelétrica na região, ela acabou se estabelecendo e atraindo pessoas.

A cidade foi utilizada em O Senhor dos Anéis para filmar a Batalha dos Campos de Pelennor. Com filmagens nos arredores da cidade, toda esta movimentação rendeu um grande número de pessoas envolvidas como figurantes, inclusive, os membros que residiam na cidade.

Twizel (Divulgação/twizelholidayhomes.com e New Line Cinema)

Takaka Hill

Em seguida, destacamos esta colina localizada na região de Tasman, na Ilha Sul do país. O lugar possui vistas maravilhosas e paisagens que incluem montanhas, florestas, mármore, cavernas e, em dias claros, o Mar da Tasmânia.

Sendo assim, o pico desta montanha foi inserido no universo de O Senhor dos Anéis, como o local da floresta Chetwood, que foi onde o personagem Aragorn liderou os hobbits enquanto eles fugiam dos Cavaleiros Negros de Bree.

O Senhor dos Anéis
Takaka Hill (Divulgação/tasman.taylfin.com e New Line Cinema)

The Remarkables

Em português, Remarkables significa notáveis, isso é, o nome já diz muito sobre esta cadeia de montanhas localizadas perto de Queenstown. Durante o inverno, este é um local bem conhecido por ser uma estação de esqui, que atrai muitas pessoas com certeza.

O lugar foi usado para representar os caminhos das Montanhas Sombrias e o local da queda de Isildur. Ainda assim, foi usado como as encostas de Dimrill Dale na cena em que Aragorn lidera a Sociedade pelas encostas depois de perder Gandalf nas Minas de Moria.

Para mais informações, acesse o site.

The Remarkables (Divulgação/Rachel King e New Line Cinema)

Paradise

Assim como o anterior, este é outro local com um nome de destaque e marcante, ou seja, estamos falando de Paradise, ou em português, Paraíso. Esta região que fica nas proximidades de Glenorchy, oferece ao público paisagens espetaculares, com lagos cristalinos e montanhas imponentes.

O lugar foi utilizado na franquia O Senhor dos Anéis para representar a floresta de Lothlórien, onde os elfos fizeram sua morada. De acordo com o que Tolkien retratou em seus livros, Lothlórien é o local mais belo da Terra Média, o que faz sentido se pensarmos em paraíso.

O endereço é Otago 9372, Nova Zelândia.

Para mais informações, acesse o site.

O Senhor dos Anéis
Paradise (Divulgação/Andy Brown Photography e New Line Cinema)

Poolburn Reservoir

Localizado em Central Otago, na região Sul da Nova Zelândia, este reservatório possui cenários deslumbrantes, com direito a lagos e montanhas e colinas rochosas. Lembrando que durante o inverno, é possível ver cenários repletos de neve e no restante do ano é possível fazer caminhadas e até mesmo piqueniques.

O lugar também é conhecido por ter servido de cenário para produções cinematográficas, como por exemplo O Senhor dos Anéis. Este local foi usado para representar a vila Rohirrim, que foi saqueada por Orcs nas Duas Torres.

Poolburn Reservoir (Divulgação/woooup.blogspot.com e New Line Cinema)

Mavora Lakes Park

Em seguida, destacamos esta área de conservação localizada na região de Southland, na Ilha Sul da Nova Zelândia. Este parque é composto por dois lagos, que são North Mavora Lake e South Mavora Lake. Além disso, este é um lugar em que muitos encontram várias atividades para fazer ao ar livre.

Sua participação em O Senhor dos Anéis foi como um lago que faz parte do rio Anduin, onde a Sociedade acampou. Ainda assim, após Boromir ser morto, seu corpo flutuou até Nen Hithoel, deslizando através do rio Anduin.

Para mais informações, acesse o site.

O Senhor dos Anéis
Mavora Lakes Park (Divulgação/southlandnz.com e Chris McLennan)

Arrow River

Localizado na cidade de Arrowtown, na Ilha Sul da Nova Zelândia, o Rio Arrow é outro lugar com aparição nos filmes da franquia O Senhor dos Anéis. Há muitos anos atrás, o rio ficou conhecido pela chegada de muitos mineiros em busca de ouro.

No filme, é possível ver o Arrow River quando Arwen cavalga com Frodo fugindo dos Nazgûls. As imagens também foram filmadas no rio Shotover, entretanto, como o rio Arrow é mais calmo, no momento que os Nazgûl cruzam o rio, a filmagem foi feita lá.

Arrow River (Divulgação/tramper.nz e New Line Cinema)

Kepler Mire

Este pântano está localizado no Fiordland National Park, no Sul do país. Para chegar ao local, os visitantes passam pela trilha Kepler, que recebeu o nome do astrônomo alemão Johannes Kepler. Todo o passeio é rodeado de belezas naturais.

Em O Senhor dos Anéis, o local foi concebido como os Pântanos Mortos, um cemitério assustador para os homens, elfos e anões que lutaram neste antigo campo de batalha perto de Mordor.

O endereço é Mount York Road, perto da State Highway 95.

O Senhor dos Anéis
Kepler Mire (Divulgação/middleearthtraveler.wordpress.com e New Line Cinema)

Twelve Mile Delta

Enfim, o destaque vai para esta área próxima de Queenstown, na Ilha Sul da Nova Zelândia. O lugar é conhecido por sua área popular de acampamento, que é administrada pelo Departamento de Conservação da Nova Zelândia.

Além disso, vale a pena destacar os lindos cenários que rodeiam este lugar. Quanto aos filmes, um dos momentos em que o endereço aparece é quando Frodo, Sam e Gollum acompanham à batalha entre os Rangers de Gondor de Faramir e os gigantes Olifantes.

O endereço é Mount Creighton 9371, Nova Zelândia.

Twelve Mile Delta (Divulgação/doc.govt.nz e New Line Cinema)

 

Já visitou algum destes lugares? Deixe seu comentário!

 

 

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais