fbpx
Guia Mundo Moderno
The Boys in the Band

10 Filmes LGBTQIA+ que merecem ser vistos

Nos últimos anos, tem crescido cada vez mais o número de longas-metragens com a temática LGBTQIA+ lançados nos cinemas mundiais e nas plataformas de Streaming. Desta maneira, somos apresentados a uma gama maior de histórias presentes nos mais variados estilos de filmes.

Com isso em mente, selecionamos uma lista com dez filmes LGBTQIA+ que merecem ser vistos.

Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Em primeiro lugar, destacamos este filme dirigido por Barry Jenkins e que tem no elenco os atores Ashton Sanders, Mahershala Ali e Trevante Rhodes.

A produção, que foi filmada entre outubro e novembro de 2015, foi o primeiro filme com temática LGBTQIA+ a conquistar o Oscar de Melhor Filme.

O filme está disponível na HBO Max.

Sinopse: Em três momentos, a vida de Chiron, um jovem homem negro às voltas com os dilemas da existência, do amor e de sua identidade.

Moonlight: Sob a Luz do Luar
Moonlight: Sob a Luz do Luar

My Policeman (2022)

Este filme de drama e romance lançado recentemente pelo Amazon Prime Video, tem direção de Michael Grandage e no elenco os atores Harry Styles, Emma Corrin e David Dawson.

A produção é baseada no livro homônimo escrito por Bethan Roberts.

O filme está disponível no Amazon Prime Video.

Sinopse: Uma linda história de amor proibido e convenções sociais em transformação, “Meu Policial” retrata um triângulo amoroso, que após quatro décadas volta a se reunir, entre o policial Tom (Harry Styles/Linus Roache), a professora Marion (Emma Corrin/Gina McKee) e o curador de museu Patrick (David Dawson/Rupert Everett).

My Policeman
My Policeman

Com Amor, Simon (2018)

Lançado em 2018, este filme baseado no livro homônimo escrito por Becky Albertalli, tem direção de Greg Berlanti e elenco composto por Nick Robinson, Keiynan Lonsdale e Katherine Langford.

De acordo com o site IMDB, este foi o primeiro filme produzido por um grande estúdio de Hollywood a apresentar um protagonista adolescente gay.

O filme está disponível no Star+.

Sinopse: Aos 17 anos, Simon Spier (Nick Robinson) aparentemente leva uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: nunca revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de escola, anônimo, com quem troca confidências diariamente via internet.

Com Amor, Simon
Com Amor, Simon

 

Priscilla, a Rainha do Deserto (1994)

Este filme australiano lançado no ano de 1994 conta com direção de Stephan Elliott e elenco composto por Guy Pearce, Hugo Weaving, Terence Stamp e Rebel Russell.

O longa-metragem venceu as categorias de melhor figurino e melhor maquiagem no BAFTA 1995. Além disso, conquistou o Oscar de Melhor Figurino.

O filme está disponível no Amazon Prime Video.

Sinopse: Duas drag queens e um transexual montam um espetáculo de cabaré no meio do deserto.

Priscilla, a Rainha do Deserto
Priscilla, a Rainha do Deserto

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Em seguida, vamos falar sobre esta produção brasileira lançada no ano de 2014. Com direção de Daniel Ribeiro, o filme tem um elenco composto pelos atores Ghilherme Lobo, Fábio Audi, Tess Amorim e Isabela Guasco.

O longa-metragem conquistou o Teddy Award 2014 de Melhor Filme com temática LGBT.

O filme está disponível na Netflix e na Globoplay.

Sinopse: Um novo colega de sala transforma a vida do estudante Leonardo, que também é cego, e complica sua amizade com sua melhor amiga.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

 

As Vantagens de Ser Invisivel (2012)

Assim como o filme Com Amor, Simon, este filme lançado no ano de 2012 é baseado em um livro, escrito por Stephen Chbosky.

Inclusive, o próprio Chbosky é o responsável pela direção do longa-metragem que tem no elenco os atores Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller e Johnny Simmons.

O filme está disponível na Netflix e HBO Max.

Sinopse: Um calouro depressivo precisa lidar com o suicídio de seu melhor amigo e com a descoberta do primeiro amor.

As Vantagens de Ser Invisivel
As Vantagens de Ser Invisivel

 

A Gaiola das Loucas (1996)

Este remake do filme franco – italiano de mesmo nome, lançado em 1978, tem direção de Mike Nichols e no elenco os atores Nathan Lane, Robin Williams, Hank Azaria e Gene Hackman.

Nesse ínterim, a produção recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Direção de Arte.

O filme está disponível no Amazon Prime Video.

Sinopse: Robin Williams estrela como um excêntrico dono de uma boate em Miami e, juntamente com seu parceiro (Nathan Lane), tentarão convencer os sogros do seu filho que eles são tão hetero quanto eles. Gene Hackman também está no elenco.

A Gaiola das Loucas
A Gaiola das Loucas

The Boys in the Band (2020)

Produção lançada no ano de 2020, este filme é baseado em uma peça teatral de mesmo nome, lançada no ano de 1968 por Mart Crowley.

A direção é de Joe Mantello e o elenco é formado pelos atores Jim Parsons, Zachary Quinto, Matt Bomer e Andrew Rannells.

O filme está disponível na Netflix.

Sinopse: Durante uma festa de aniversário em 1968, um convidado surpresa e uma brincadeira regada a álcool fazem 7 amigos gays refletirem sobre verdades e sentimentos escondidos.

The Boys in the Band
The Boys in the Band

Meninos Não Choram (1999)

Lançado em 1999, o filme é uma dramatização da vida de Brandon Teena, um homem transexual que foi violentamente assassinado em 1993.

A produção tem direção de Kimberly Peirce e elenco composto por Hilary Swank, Chloë Sevigny, Peter Sarsgaard e Brendan Sexton III.

O filme está disponível no Star+.

Sinopse: Saiba como Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.

Meninos Não Choram
Meninos Não Choram

 

Minhas Mães e Meu Pai (2010)

Enfim, o último filme desta lista foi lançado em 2010, com direção de Lisa Cholodenko e no elenco os atores Julianne Moore, Annette Bening, Mark Ruffalo e Josh Hutcherson.

Segundo o IMDB, Julianne Moore recebeu o roteiro e concordou em estrelar o filme cinco anos antes do início das filmagens.

O filme está disponível no Amazon Prime Video e Globoplay.

Sinopse: Nic e Jules são um casal de lesbicas que vivem com seus dois filhos adolescentes: Joni e Laser, ambos frutos de inseminação artificial. Os dois são obcecados em conhecer o pai biológico. Ao completar a maioridade, Joni encoraja o irmão a embarcar numa aventura para encontrar o pai sem que as mães saibam. Quando Paul aparece tudo muda, ja que ele passa a fazer parte do cotidiano da família.

Minhas Mães e Meu Pai
Minhas Mães e Meu Pai

Gostou da lista de filmes LGBTQIA+? Deixe seu comentário!

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais